Início Paróquia Pastorais Movimentos Comunidades Missas Agenda Cursos Livraria Contato

CORPO DE DOM CÉLIO É VELADO NA CATEDRAL DO PILAR.

Data da publicação: 19 de janeiro de 2018

Por Lucas Silveira -  19 de janeiro de 2018

Os sinos de São João del-Rei amanheceram em tom diferente nesta sexta-feira, 19. Nos “dobrados” do símbolo religioso a transmissão da notícia fúnebre: o bispo de São João del-Rei faleceu. Dom Célio de Oliveira Goulart tinha 73 anos e vinha lutando, desde dezembro de 2016, contra um câncer de pâncreas. O religioso tomou posse como bispo da Diocese de São João del-Rei no dia 17 de julho de 2010.

Logo pela manhã o clero diocesano encaminhou uma nota, já informando a programação do velório e sepultamento. O corpo do religioso chegou na Catedral Nossa Senhora do Pilar às 07 horas, onde permanecerá até a manhã de sábado, 20. Até o momento, milhares de pessoas passaram pelo templo para manifestar carinho ao pastor diocesano.

Pela manhã, duas missas foram realizadas, sendo a última, às 11h30, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. “Este é um momento de fé. De expressar que a morte não tem poder sobre nós. Que acreditamos na ressurreição“, explica o arcebispo durante a homilia.

Segundo o vigário geral da Diocese, padre Dirceu Medeiros, o sentimento é de tristeza, mas, também, de alívio. “Ao mesmo tempo que sentimos a perda deste grande amigo, um ser simples, um bom pastor, ficamos aliviados por não o ver sofrendo ainda mais. Sem dúvida é uma perda irreparável para a Diocese. Mesmo nos seus últimos momentos ele demostrou seu ensinamento, sua serenidade e sua aceitação diante do sofrimento”, expressa o sacerdote.

Durante todo o dia o templo esteve aberto para visitas. No fim da tarde, as 19 horas, haverá mais uma celebração da Santa Missa. A programação prossegue até a manhã de sábado, 20, com Missa de Exéquias (conhecida como “corpo presente”) ás 10 horas. Em seguida, o corpo será transladado para a cidade de Itaúna.

O sepultamento ocorrerá no domingo, 21, após a missa das 10 horas na Matriz de Santa. Dom Célio será sepultado no Cemitério Central, no jazigo da família, junto de seus pais.

Fotos: Lucas Silveira

Um pequeno trecho da homilia de Dom Gil no velório de Dom Célio

Clique aqui e confira a programação!

Mensagem do nosso Administrador Diocesano

Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos, 309 - Matosinhos
São João Del Rei / MG - cep: 36305142
Telefones: (32) 3371-5224 (Secretaria Paroquial) e 032 9 9954 2266 (Comunicação)

Fotos antigas de nossa Paróquia.
Quarta-Feira de Cinzas 2016
Missa Solene do Natal do Senhor