Início Paróquia Pastorais Movimentos Comunidades Missas Agenda Cursos Livraria Contato

Especial: Benfeitores do Bom Jesus - parte VII

Data da publicação: 27 de novembro de 2017

Eu sou Antonieta Carvalho repórter da Pascom e converso agora com Maria Trindade (Dadinha) que trabalhou com o benfeitor Padre Pedro Teixeira.
Nome: Padre Pedro Teixeira
Data de Falecimento: 08/06/2015

PASCOM: Como era a participação do Padre Pedro Teixeira, em nossa Paróquia?

Maria Trindade: Padre Pedro Teixeira foi Salesiano, depois passou a Padre secular Diocenano. Ele morou também na Casa Paroquial, não sei dizer por quanto tempo. A sua participação na Paróquia era direto, em todas as atividades religiosas. Ele se destacou muito na catequese. Padre Pedro Teixeira formou o Clubinho de Catequese em várias comunidades e na Matriz. As crianças gostavam muito de suas aulas de catecismo, “Clubinho Padre Pedro.”

PASCOM: Quais celebrações, festas ou eventos marcaram a vivência dele aqui na paróquia?

Maria Trindade: Em todas as celebrações ele estava sempre ativo, ajudando. Padre Pedro também era um devoto do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e de Nossa Senhora, com o título de Nossa Senhora Auxiliadora. Ele presidia missas, novenas, batizados, casamentos, atendia a muitas pessoas nos confissionários. Não parava muito, às vezes em comunidades, às vezes na Matriz. Padre Pedro era feliz e fazia a alegria dos paroquianos do Bom Jesus. Às vezes as pessoas perguntavam, onde está Padre Pedro? E ele estava evangelizando em alguma comunidade. Mais no final de seus anos de vida, Padre Pedro embora acometido por enfermidades, mesmo assim ele teve a graça de atender confissões e celebrar a Santa Missa das 15h. no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. E, também às segundas-feiras na Igreja de Santa Terezinha, a quem ele tinha muita devoção. Sempre demonstrando-se forte, como se não tivesse nenhum problemas de saúde. Mais para o final ele concelebrava, depois passou somente atender confissões, era um mistério. Por uns 22 dias depois de passar pelo Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, atendendo suas últimas confissões, Padre Pedro Teixeira faleceu aos 95 anos.

PASCOM: De que forma a devoção que ele tinha ao Bom Jesus influenciou na caminhada de fé da família?

Maria Trindade: Padre Pedro tinha muita devoção ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos e passava esta devoção aos paroquianos por meio da catequese. Suas homilias eram às vezes longas, por que ele queria ensinar, pregar o que Jesus mandou. “Ide pelo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.” Conhecer Jesus, amar Jesus e seguir Jesus. Em seu Clubinho de Catequese, Padre Pedro reunia as crianças indo nas casas para ensinar o catecismo. Todos com caderninhos, deveres de casa, anotações de desenhos. Assim envolvia também a família das crianças. Ajudou a família paroquiana caminhar rumo ao céu.

PASCOM: Mensagem da família.

Maria Trindade: Padre Pedro é que nos deixou sua herança! Muito amor a Deus, fé, devoção e amor à Nossa Senhora. Humildade, esperança, caridade com o próximo. Sofrer com paciência. Perseverança e fidelidade ao serviço a Deus e ao próximo. Agradecemos a Deus a presença do Padre Pedro em nossa família paroquiana do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que tanto bem fez para nós. Ao Padre Pedro Teixeira Pereira, as nossas orações, carinho e saudades. Obrigada por tudo! Descanse em paz na luz eterna. Amém. Combati o bom combati, guardei a fé!

Maria Trindade muito obrigada por essa entrevista!

PRODUÇÃO:
Antonieta Carvalho
PASCOM SBJM

Clique aqui e confira a programação!

Mensagem do nosso Bispo Diocesano - Dom Célio de Oliveira Goulart

Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos, 309 - Matosinhos
São João Del Rei / MG - cep: 36305142
Telefones: (32) 3371-5224 (Secretaria Paroquial) e 032 9 9954 2266 (Comunicação)

Fotos antigas de nossa Paróquia.
Quarta-Feira de Cinzas 2016
Missa Solene do Natal do Senhor