Entrevista com Pe. Sérgio sobre o Tempo do Advento.

Data da publicação: 04 de dezembro de 2014

A Igreja vive mais uma vez o Tempo do Advento, em preparação ao Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Pe. Sérgio, vigário de nossa Paróquia nos fala um pouco mais sobre esse tempo de reflexão e conversão.

Site: O que significa o Tempo do Advento?
    Pe. Sérgio: Adventum, palavra que significa VINDA, CHEGADA, a vinda do Senhor. Por isso é também tempo de vigilância, de preparação. O tempo do advento começa quatro domingos antes do Natal, no domingo após a festa de Cristo Rei, a qual encerra o ano litúrgico, e termina na noite do Natal.

Site: Qual a cor litúrgica do Tempo do Advento?
    Pe. Sérgio: A cor do tempo do Advento é o roxo. Reflexo do caráter penitencial deste tempo. É tempo de purificar-se, preparar a manjedoura do coração para acolher o Menino Deus que vem. É a cor do encontro com Deus. No terceiro domingo do Advento pode-se também usar a cor rosa. É o domingo da alegria, que demonstra a eminência, a proximidade da chegada de Jesus. Esta alegria é motivada pelo convite das leituras a alegrar-se no Senhor, pois ele vem.

Site: Porque não e canta o Glória durante o Advento?
    Pe. Sérgio: O Glória é uma doxologia, isto é, um louvor a Deus, por Jesus Cristo, no Espírito Santo. Como este hino faz referência à alegria dos anjos diante do nascimento de Jesus, a Liturgia omite este canto durante o Advento, como forma de gerar um clima de expectativa vigilante, de espera ativa e esperança a se transbordar na noite de Natal. É cantado, porém, no domingo da alegria e da festa da Imaculada Conceição. Como o Advento é um tempo de expectativa e de vigilância, a Igreja recomenda aos fiéis que, durante o advento, tenham uma vida de oração mais fervorosa, com práticas de jejum, penitências, leituras bíblicas, confissão, participação mais efetiva nas Santas Missas e, notadamente, a Novena de Natal, realizada anualmente nas casas dos fiéis, como forma de se preparar para a chegada do nosso Salvador, Jesus Cristo.

Colaboração: Éder Campos (Pascom SBJM)