Santuário da Piedade, em Caeté, é elevado a Basílica.

Data da publicação: 22 de novembro de 2017

Com a singela capela do século 18 repleta de fiéis, no ponto mais alto do Santuário Nossa Senhora da Piedade - Padroeira de Minas Gerais -, o arcebispo dom Walmor fez importante anúncio: as duas Igrejas do Santuário foram elevadas a basílicas, um presente do Papa Francisco, neste ano em que são celebrados os 250 anos de história do povo peregrinando na fé ao território sagrado dedicado à Padroeira de Minas Gerais. Agora, a Ermida da Padroeira passa a se chamar Basílica Ermida da Padroeira de Minas Gerais - Nossa Senhora da Piedade, sendo a menor Basílica do mundo, e a Igreja das Romarias é a Basílica Estadual Nossa Senhora da Piedade -Padroeira de Minas Gerais. O anúncio do arcebispo ocorreu em data especial, o Dia Mundial dos Pobres, quando o Santuário recebeu peregrinos que viveram nas ruas da Capital Mineira e, hoje, são acompanhados pela Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte.

A escolha desse momento para anunciar os títulos concedidos pelo Papa Francisco, segundo o Arcebispo, contribui para que todos reconheçam que as basílicas remetem à realeza de Cristo. “Uma realeza que não significa triunfo, mas serviço aos pobres”, explica dom Walmor, acrescentando: “Anunciar o título de basílica no Dia dos Pobres é um convite para que a sociedade brasileira assuma sempre o dever de lutar para tornar-se melhor, marcada pelo amor de Deus”. Nesse sentido, dom Walmor ressaltou o que diz o Papa Francisco: “Não devemos amar apenas por palavras, mas com gestos concretos, cada pessoa fazendo a diferença”.

Fonte: Santuário de Caeté, 21/11/2017