Início
  • A Paróquia
  • Horário de Missas
  • Agenda Paroquial
  • Pastorais
  • Movimentos
  • Comunidades
  •  
    Notícia
     
    Paroquiano de Matosinhos se prepara para lançar livro sobre o matrimônio.
     
    Data da publicação: 02 de dezembro de 2014
     

    “Construindo o Santuário da Vida”, este é o mais recente livro de André Luis Parreira, que estará disponível nas livrarias da região a partir deste mês. O livro reúne doze artigos baseados no documento “Preparação para o Matrimônio”, publicado pelo Pontifício Conselho para a Família. O lançamento do livro será no próximo dia 12 de dezembro, às 19 horas, no Seminário Diocesano, no bairro Cohab. A equipe da Pascom entrou em contato com o autor do livro, André L. Parreira, que nos fala um pouco mais sobre esta obra.

    Site: Você teve alguma inspiração pessoal para escrever este livro?
    André: O livro é fruto de um caminho que venho seguindo. Minha esposa, Karina, e eu atuamos na Preparação para o Matrimônio há 15 anos e neste tempo sempre me preocupou conhecer o que a Igreja realmente recomenda para esta importante etapa que é a base da família. Fruto dessa preocupação e também da caminhada de estudos, oração e palestras para casais já haviam surgido outros livros. O primeiro, em 2010 com reflexões para casais e o segundo, em 2012, que é um curso básico de preparação dos agentes que trabalham na preparação dos noivos. Este, teve nota de recomendação do assessor na Comissão Nacional da Pastoral Familiar - CNBB e se tornou bastante popular dentro da Pastoral Familiar. Os livros desencadearam diversos convites para palestras e momentos de formação em várias dioceses, próxima e também pelo Brasil afora. Este me fez conhecer a necessidade de se investir na formação dos grupos que trabalham com noivos que, em boa parte, ainda atuam com certa distância das recomendações da Igreja. Neste mesmo período, o portal Zenit que é uma das maiores agências de notícias católicas do mundo sediadas em Roma e que publica em diversas línguas, me convidou a ser um colunista sobre a Preparação para o Matrimônio. Confesso que, com temor por não poder corresponder o convite à altura do que ele significava, mas confiante no amparo da graça de Deus, aceitei o desafio. A coluna teve grande repercussão e por isso reunimos 12 artigos dela e publicamos o presente livro.

    Site: Quais outros assuntos irá abordar o livro?
    André: O livro é um estudo, com comentários e exemplos práticos, de um documento do Vaticano que trata diretamente sobre como deve ser a Preparação para o Matrimônio. É um documento pouco conhecido, mas que precisa ser estudado, por conter todas as diretrizes. Ele aborda pontos como a Preparação Remota, Próxima e Imediata. Assim, com os 12 artigos buscamos abordar vários pontos do documento e até contextualizá-lo à nossa vida paroquial. 
    Nós, católicos, precisamos ter mais contato com tudo que a Igreja nos ensina. Ficamos com idéias consolidadas na sociedade mas que, às vezes, não correspondem à verdade e vamos, de boca em boca, transmitindo uma imagem distorcida de nossa fé. Na preparação para o Matrimônio isso fica nítido, pois vemos grupos de Encontros e Cursos de Noivos atuando em descompasso com a Igreja e assim não fazem a diferença, pois acabam apoiando as idéias disseminadas pela mídia laica.

    Site:Quais as suas expectativas para esse novo trabalho?
    André: Espero poder contribuir na estruturação da Preparação para o Matrimônio e formação dos agentes que nela atuam. Percebo que há grande interesse, pois em uma campanha de pré-venda do livro já foram reservadas dezenas e ele nem foi lançado oficialmente.

    Site: Na sua opinião, qual a importância do matrimonio na Igreja.
    André: O Matrimônio, enquanto sacramento, é importantíssimo na vida de uma Família. E a família é o Santuário da Vida, onde uma pessoa se desenvolve integralmente.

    Site: Deixe uma mensagem aos internautas sobre o Matrimônio e a Família.
    André: Só quero dizer que, embora venha sofrendo dificuldades temporais e diversos ataques, a Família, preferencialmente alicerçada no Matrimônio, é nosso lugar de segurança, de aconchego. A família é desejo de Deus e nela começamos nossa caminhada para Ele.

    Colaboração: Éder Campos (Pascom SBJM)

     
     
     
    Compartilhe:
     
    < voltar
     
    Clique aqui e
    confira a programação!
     
    INDIVIDUALMENTE OU EM ROMARIA, VENHA NOS VISITAR!
    Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos, 309 - Matosinhos - São João Del Rei | MG - cep: 36305142
    Contatos: (32) 3371-5224 (Secretaria Paroquial) e 032 9 9954 2266 (Whatsapp)
    E-mail: sbjmatosinhos@mgconecta.com.br