EVANGELIZAÇÃO PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Por causa dos meios de comunicação modernos (rádio, televisão, jornal, internet, etc., ) o mundo vai ficando “cada vez mais pequeno”; isto é, cada vez mais rápido as noticias são transmitidas quase simultaneamente a todas as partes do planeta. É uma grande e bela conquista do homem com a inteligência que Deus lhe deu. Com todas essas descobertas o homem moderno louva e engrandece o seu Criador, pois foi Dele que recebeu este dom extraordinário.

A Igreja nada tem contra a técnica; ao contrário, faz uso pleno dela; apenas reprova o seu mau uso, quando é colocada a serviço da maldade, da perversão sexual, da violência, da exploração dos simples, ou da propagação de ideologias contrárias à moral e à dignidade do homem.

A missão da Igreja é evangelizar o mundo todo; é levar a boa nova de Jesus Cristo a todos os confins da terra, por que “Deus quer todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade”(1 Tm 2,4); e o Apóstolo não esquece de dizer que “a Igreja é a coluna e o fundamento da verdade”(1Tm 3,15).

A verdade salvífica do Evangelho precisa chegar a todos os homens através da pregação; e o Apóstolo das gentes ensina que “a fé provém da pregação; e a pregação se exerce em razão da palavra de Cristo”( Rom 10,17) E São Paulo pergunta: “… como invocarão aquele em quem não tem fé? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue? (Rom 10,14)

Por tudo isso, o profeta já exclamava: “Quão formosos são os pés  daqueles que anunciam boas novas!”  (Is 52,7).

Hoje não se pode deixar de lado os meios de comunicação para levar o Evangelho às pessoas, sob pena de estarmos pecando por omissão. O Papa Paulo VI, na “Evangelii Nuntiandi”, em 1974, já falava sobre isso, dizendo que a Igreja seria culpada diante do seu Senhor se não usasse os poderosos meios de comunicação para levar a mensagem da salvação às pessoas.

“A Igreja viria a sentir-se culpável diante do seu Senhor, se ela não lançasse mão destes meios potentes …”(EN,45)
    Também o nosso querido João Paulo II tem falado insistentemente do mesmo modo, fazendo eco às palavras do outro Paulo a Timóteo: “Prega a palavra; insiste oportuna e importunamente”(2Tm4,2).

Ao falar aos Bispos do Brasil da Regional Norte 1 de CNBB, no Vaticano, em 30/05/95,  em visita “ad limina”, o Papa assim se expressou: “Gostaria, porém, de chamar a vossa atenção para outro campo, de não menor importância e que, pelas dimensões continentais do vosso país, adquire um significado capital. Já tive ocasião de ressaltar a responsabilidade que cabe aos agentes pastorais no campo das Comunicações Sociais, tendo em vista a reta divulgação de valores éticos (cf. Discurso pronunciado em 1-IV-1995). Hoje , minha atenção vai dirigida a alguns dos protagonistas  deste fenômeno de massa''.

A Pastoral da Comunicação Social da Paróquia do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos (PASCOM) realiza trabalhos que levam aos paroquianos e demais pessoas a Evangelização através dos diversos meios de Comunicação Social, tais como: Rádio, Tv, Internet e Mural. Nosso Coordenador é o Padre Geraldo Sérgio França, nosso vigário paroquial.

A equipe atualmente conta com a participação de 19 voluntários e 02 funcionários da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, e ainda conta com 3 componentes tercerizados. Esses meios de comunicação são acessíveis a todos. Contamos com a sua participação e de seu movimento/pastoral para que todo o trabalho de seu grupo seja divulgado e conhecido, colaborando para o crescimento e evangelização das pessoas.

MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE NOSSA PARÓQUIA

• Programa Ciranda da Comunidade - Rádio Emboabas FM 92,7.
    Horário: De Segunda a Sexta das 18h30min às 19h, e aos sábados, das 12h30min às 13h.

• Programa Caminhos de Vida - Tv Campos de Minas, canal 11.
    Horário: Aos domingos às 09h00 com reprise às Terças-feiras, às 10h45min.

Sites
    • www.santuariodematosinhos.com.br